sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

9.º Ano

Aqui vai um resumo e os objetivos.
Bom estudo.

Subdomínio 2 – Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento
Objetivos gerais
Síntese
1. Conhecer os principais obstáculos naturais, históricos, políticos, económicos e sociais ao desenvolvimento dos países.

As desigualdades mundiais são um entrave ao desenvolvimento pondo em causa, para milhões de pessoas, o direito fundamental a condições de vida dignas. São causa e efeito dos principais obstáculos ao desenvolvimento:
•  A colonização, que dividiu e governou os territórios em função dos interesses das potências colonizadoras, o que se reflete, hoje, no fraco desenvolvimento e frequentes situações de conflitos.
•  A instabilidade política e os conflitos armados consomem dinheiro e esforços que poderiam ser aplicados no desenvolvimento. Causam destruição e paralisam a vida social e económica dos países.
•  A dívida externa e o serviço da dívida, em muitos PED, absorvem grande parte do esforço económico, impedindo que seja investido em atividades económicas, infraestruturas, educação e saúde.
•  O fraco desenvolvimento das instituições democráticas favorece a corrupção, o desrespeito pelos direitos humanos e a exploração dos recursos naturais em favor das classes dirigentes.
•  O setor produtivo, em muitos PED, mesmo com crescimento económico, não tem capacidade para satisfazer as necessidades da população, sobretudo no que respeita à elevada proporção de jovens, para quem faltam percursos educativos e emprego.
•  Muitos países têm uma economia dependente da exportação de apenas alguns produtos minerais e/ou agrícolas, tornando-se vulneráveis às variações dos preços e da procura nos mercados internacionais.
•  Nas organizações internacionais, os PED, sobretudo os mais pobres, estão sub-representados nos órgãos de decisão, o que lhes dá pouca capacidade de acautelar os seus interesses nas negociações.
•  Os PED são mais vulneráveis às catástrofes naturais e epidemias, por disporem de poucos recursos financeiros e técnicos para prevenção, salvamento e reconstrução. Os desastres naturais dificultam muito a sua economia.
2. Conhecer a estrutura do comércio mundial.
Desde meados do século XX, o comércio mundial cresceu rapidamente, com uma participação crescente dos países em desenvolvimento, sobretudo dos NPI, onde sobressai a China.
Apesar destes progressos, o comércio mundial continua a evidenciar os contrastes de desenvolvimento: os maiores exportadores são os países desenvolvidos (exceto a China) pois têm maior produção e os produtos que exportam são de maior valor; os países desenvolvidos são também os maiores importadores, devido ao elevado consumo e poder de compra. Na China, além da grande dimensão populacional, o crescimento económico e o aumento do nível de vida explicam a sua importância crescente no comércio mundial.
Na composição do comércio internacional, a importância dos produtos industriais tem vindo a crescer, devido à expansão da indústria e ao aumento do consumo e das importações deste tipo de produtos, na generalidade dos países em desenvolvimento.
Atualmente, verifica-se que na América do Norte e na Europa, assim como nos restantes países desenvolvidos, destacam-se os produtos industriais, tanto nas importações como nas exportações. Em grande parte dos países em desenvolvimento destacam-se os produtos agrícolas e recursos minerais, nas exportações, e os produtos industriais, nas importações.
Nos novos países industrializados, os produtos industriais têm cada vez maior relevo nas exportações, pois, a nível global, detêm boa parte da produção industrial.
Este sistema de trocas comerciais gera desequilíbrios nos fluxos de capitais correspondentes.
Uma vez que os produtos industriais incorporam as matérias-primas e também os custos da sua transformação, têm maior valor do que os produtos primários. Assim, os países em desenvolvimento pagam mais pelas importações do que recebem pelas suas exportações.

Subdomínio 2 – Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento
Objetivos 


1. Conhecer os principais obstáculos naturais, históricos, políticos, económicos e sociais ao desenvolvimento dos países

1. Identificar os principais obstáculos (naturais, históricos, políticos, económicos e sociais) ao desenvolvimento dos países.
2. Reconhecer as causas do desigual acesso ao emprego, saúde, educação e habitação e as suas consequências para o desenvolvimento das populações.

2. Conhecer a estrutura do comércio mundial
1. Distinguir balança comercial de termos de troca.
2. Reconhecer o sistema de trocas comerciais entre países com diferentes graus de desenvolvimento.
3. Explicar os fatores responsáveis pela degradação dos termos de troca.
4. Reconhecer a degradação dos termos de troca como um dos principais constrangimentos ao desenvolvimento.
5. Inferir aspetos positivos e negativos da globalização no comércio mundial.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

OFERTA COMPLEMENTAR 

Estatuto do aluno e ética escolar


Boas reflexões!
"Porque é importante ..."


Mãos à Obra!


Construção de Pirâmides Etárias - 8.º Ano


Etapas:

1. Num papel milimétrico, traça dois eixos verticais paralelos com 8 cm de altura e distanciados entre si 1 cm.

2. Dividir os eixos em 0,5 cm, em que cada divisão corresponderá a uma classe etária (0-4; 5-9; 10-14; etc).

3. Traçar dois eixos horizontais a partir da base dos eixos verticais. O da esquerda para representar os  valores dos homens e o da direita para representar os valores das mulheres. Cada cm do eixo horizontal corresponderá a 2% de população.
Verifica o valor máximo dos dados a representar para saberes quantos cms terá de ter cada eixo horizontal.

4. Marcar no eixo horizontal o valor para cada sexo e cada classe etária.

5. Representar os valores em barras horizontais e pintar as mesmas atendendo aos três grandes grupos etários: jovens, adultos e idosos.

6. Completar a pirâmide com o símbolo de % nos eixos horizontais e a indicação do sexo em cada lado da pirâmide.



Apresentação final do trabalho para entrega.

1.     Numa folha de papel A4 branca, faz uma margem de 1 cm a toda à volta. Passa a margem a caneta preta de ponta fina.

2.     Recorta a pirâmide etária que construíste no papel milimétrico.

3.     Cola-a com cola de tubo na folha branca A4, ligeiramente acima do centro da folha e equidistante às margens da direita e da esquerda.

4.     Faz uma moldura à volta da pirâmide etária com a largura de 0,5cm, e decalca a caneta preta.

5.     Decora a moldura ao teu gosto.

6.     Atribui um título ao teu trabalho. A letra do título deve ser grande e o título centrado  na folha. indicar o assunto, país e ano.

7.     Faz a legenda da pirâmide etária. A letra da legenda deve ser mais pequena que a do título.

8.   Faz um retângulo de 5cm de comprimento e 1 cm de altura no canto inferior direito, e escreve Nome, n.º, turma.

9. Insere o trabalho dentro de uma mica entrega-o até dia 25 janeiro.




Bom trabalho!