Objetivos e competências de acordo com os descritores - Áreas de Fixação Humana
• Identificar
os principais fatores responsáveis pelo surgimento das cidades.
• Interpretar
gráficos e mapas, descrevendo a distribuição dos indicadores representados.
• Nomear
os principais fatores de crescimento das cidades em países com diferentes graus
de desenvolvimento.
• Definir
áreas metropolitanas, cidade, megalópolis, metrópole, suburbanização, taxa de
urbanização.
• Localizar
as principais megalópolis a nível mundial.
• Identificar
as consequências e apontar soluções do forte crescimento urbano em países com
diferentes graus de desenvolvimento.
• Distinguir
função urbana de área funcional.
• Caracterizar
as funções e as principais áreas funcionais das cidades.
• Comparar
os diferentes tipos de plantas (planta irregular, planta radioconcêntrica e
planta ortogonal), relacionando-as com a evolução ou o planeamento das cidades.
• Conhecer
as diferenças entre modo de vida rural e modo de vida urbano.
• Explicar
as relações de interdependência e complementaridade que se estabelecem entre o
espaço rural e o espaço urbano.
• Discutir
as potencialidades ambientais, sociais e económicas do espaço rural.
• Área
funcional
• Áreas
periurbanas
• Área
suburbana
• Áreas
metropolitanas
• Áreas
rurais
• Áreas
urbanas
• CBD
•
Chuvas ácidas
• Cidade
• Função
urbana
• Megalópolis
• Metrópole
• Planta
• População
urbana
• Suburbanização
•
Taxa de
urbanização
Objetivos e competências de acordo com os descritores - Diversidade cultural
• Definir identidade territorial, cultura, etnia, língua, religião, aculturação, globalização, racismo, xenofobia e multiculturalismo.
• Interpretar gráficos e mapas, descrevendo a distribuição dos indicadores representados.
• Conhecer e explicar os principais fatores de identidade cultural das populações.
• Refletir sobre a diversidade cultural e as formas de coexistência dos diferentes grupos num determinado território.
Conceitos:
• Aculturação
• Cultura
• Etnia
• Globalização
• Língua
• Multiculturalismo
• Racismo
• Religião
Sem comentários:
Enviar um comentário