domingo, 21 de maio de 2017

Objetivos e resumo para o teste 8.ºAno - parte 2

2.o Subdomínio – Produção de alimentos – Agricultura
Objetivos gerais
Síntese
1. Conhecer e
compreender
os fatores que
interferem na
atividade agrícola.
1. A agricultura é condicionada por diferentes fatores, naturais e humanos.
2. Os diferentes fatores influenciam a produção agrícola:
• Dos fatores naturais destacam-se: o clima, que explica a maior adaptação de certos produtos a determinadas regiões; o relevo, que condiciona a atividade agrícola, sobretudo pela altitude e configuração; os solos, pelas características geológicas e pela maior ou menor fertilidade.
• Dos fatores humanos destacam-se o nível económico, o desenvolvimento científico e tecnológico e a qualificação dos agricultores. São mais elevados nos PD, permitindo melhores produções e um rendimento agrícola mais elevado. Nos PED, são menos desenvolvidos, pelo que há menor proteção dos solos, técnicas de cultivo menos eficazes e as culturas estão muito sujeitas a secas, pragas e doenças.
2. Compreender as
diferenças entre
a agricultura
tradicional e
a agricultura
moderna.
1. Nos sistemas de cultura destacam-se:
• A agricultura intensiva – os campos são totalmente ocupados, de forma contínua, com cultivos cujas colheitas se sucedem ao longo do ano, recorrendo quase sempre à policultura – cultivo simultâneo de várias culturas no mesmo campo.
• A agricultura extensiva – praticada, geralmente, em áreas de pouca abundância de água e com rotação de culturas – divisão da superfície agrícola em folhas (setores), sendo, em cada ano e rotativamente, cada uma ocupada com uma cultura diferente ou ficando em pousio. Utiliza geralmente a monocultura – cultivo de um só produto no mesmo campo ou folha.
2. Os fatores humanos permitem distinguir dois principais tipos de agricultura:
• A agricultura tradicional ou de subsistência, cujo objetivo é alimentar o agricultor e sua família – autoconsumo. Utiliza mão de obra numerosa, pois são utilizadas técnicas e alfaias rudimentares; usa o pousio e/ou uso de adubos naturais para manter e fertilizar o solo; a rega é manual ou feita por métodos tradicionais; é pouco eficaz na prevenção e proteção das culturas que estão dependentes das condições naturais. Gera baixo rendimento agrícola e a produtividade também é baixa.
• Na agricultura tradicional destacam-se a agricultura itinerante, a agricultura extensiva de sequeiro, a rizicultura intensiva tradicional e a agricultura de oásis.
• A agricultura de mercado tem como objetivo abastecer o mercado nacional e internacional, pelo que é muito mecanizada e usa tecnologia moderna, pelo que a mão de obra é reduzida e com formação profissional; utiliza agroquímicos para fertilizar os solos e proteger as culturas; recorre a modernas estufas para garantir a produção ao longo de todo o ano; tem rendimento e produtividade agrícola elevados.
• Na agricultura moderna podem distinguir-se traços mais característicos da América do Norte, com maior dimensão das explorações e predomínio da monocultura, e da agricultura europeia, com maior representatividade da pequena e média dimensão das explorações e maior uso da policultura.
• A agricultura de plantação é uma prática moderna desenvolvida nos PED de clima tropical húmido, geralmente por multinacionais, que se destina ao mercado mundial e produz espécies de grande valor comercial, como o café, o cacau e a cana-de-açúcar.
3. De um modo geral, a agricultura tradicional associa-se aos PED e a agricultura moderna aos PD. Porém, a agricultura moderna começa a difundir-se em muitos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, do Chile, Argentina, México, África do Sul e China.
4. Quanto maior o grau de desenvolvimento científico e tecnológico, maior o rendimento dos solos agrícolas e a produtividade do trabalho agrícola:
• O rendimento agrícola corresponde à produção por unidade de superfície (t/ha) e depende da adequação das culturas ao ambiente natural, da fertilidade do solo, natural ou melhorada artificialmente, da qualidade das sementes e da forma de proteção das culturas contra doenças, insetos e ervas daninhas.
• A produtividade agrícola é a relação entre a produção (quantidade ou valor) e a mão de obra utilizada (horas de trabalho ou número de trabalhadores) e depende da tecnologia utilizada, da organização do trabalho e da formação, motivação e capacidade dos trabalhadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário