Objetivos 9º Ano
1 - Definir
catástrofe natural.
2 -
Identificar áreas mundiais de maior e menor exposição a fenómenos perigosos.
3 -
Distinguir risco natural de risco misto.
4 - Conhecer
os tipos de riscos naturais e mistos segundo a sua origem.
5 -
Distinguir furacão de tornado.
6 - Conhecer
as condições essenciais de formação de furacões /tornados e sua estrutura.
7 -
Relacionar a ocorrência de furacões com as alterações climáticas.
8 - Conhecer
as escalas de medição de intensidade de furacões e tornados (Saffir-simpson e
Fujita).
9 –
Identificar a origem das secas.
10 –
Distinguir seca meteorológica de seca hidrológica.
11 – Explicar
a razão pela qual a região do deserto do Saara não ser susceptível à ocorrência
de secas.
12 – Indica 5
impactes das secas e formas de prevenção e controlo.
13 – Referir
impactes das ondas de calor e vagas de frio e medidas de proteção.
14 –
Distinguir cheia de inundação.
15 – Causas
naturais e humanas das inundações fluviais e medidas de prevenção.
16 – Conhecer
a estrutura vertical da atmosfera.
17 – Definir
gradiente térmico vertical.
18 –
Descrever o efeito estufa como fenómeno natural benéfico ao equilíbrio térmico
na superfície terrestre.
19 – Conhecer
os impactos da poluição atmosférica :
- aumento do efeito estufa;
buraco da camada do ozono; smog; chuvas ácidas e alterações climáticas.
20 – Indicar
três medidas de prevenção e mitigação contra a poluição atmosférica.
21 –
Relacionar a disponibilidade de água com os problemas de partilha entre países.
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