1.o Subdomínio – Os recursos naturais
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Objetivos gerais
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Síntese
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1. Compreender a
desigual distribuição dos recursos. |
1. Existe uma grande
diversidade de recursos naturais, renováveis e não renováveis, que são
explorados e utilizados nas atividades económicas e na vida diária da
população, como os alimentos, as matérias primas (de origem mineral, vegetal
e animal), a água, os solos e as fontes de energia.
2. A distribuição
mundial dos recursos naturais está associada à diversidade e riqueza
geológica, às características climáticas, à diversidade de solos e à proximidade
de áreas marítimas com maior ou menor abundância de pescado.
3. Os países com maior
área e diversidade de recursos destacam-se na produção mundial, como é o caso
da China, nos recursos minerais e alimentares, da Arábia Saudita, da Rússia e
dos EUA, nos recursos energéticos e de outros países, como o Brasil, a
Austrália e o Canadá, na produção de recursos minerais do subsolo.
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2. Compreender as relações
entre a distribuição e o consumo dos diferentes tipos de recursos. |
1. O consumo de recursos
naturais tem vindo a crescer muito, o que se deve ao crescimento demográfico,
que aumenta as necessidades de consumo, à difusão da indústria e à
urbanização, nos PED, sobretudo nas economias emergentes, como a China, a
Índia e o Brasil, que consomem grandes quantidades de recursos naturais; e
ainda devido ao aumento do comércio mundial que incentiva a exploração, com
vista à exportação.
2. Os recursos minerais são um fator essencial de
desenvolvimento que, para ser sustentável, deverá assentar numa
exploração racional, com recursos à reutilização e reciclagem, e numa
aplicação das receitas em benefício de toda população.
3. Os fluxos comerciais
de recursos energéticos e outros recursos naturais evidenciam as desigualdades
de consumo que, por sua vez, revelam os contrastes de desenvolvimento, à
escala mundial:
• Na generalidade dos
PD, há um elevado consumo de energia e outros recursos naturais, devido à
importância da indústria, da utilização dos transportes e do setor terciário,
assim como ao elevado nível de vida da população.
• Nas economias
emergentes, o consumo de recursos naturais cresce rapidamente, devido ao crescimento
industrial e do uso de transportes, assim como ao aumento do nível de vida de
uma parte significativa da população.
• Na maioria dos PED,
sobretudo africanos, verifica-se um baixo consumo de energia, devido à fraca
industrialização e menor uso de transportes, menor desenvolvimento do
terciário e nível de vida das famílias mais baixo.
4. Como principais
impactes da exploração de recursos minerais, destacam-se:
• As alterações da
paisagem natural e a redução da biodiversidade; a acumulação de escombreiras,
contaminação de solos e recursos hídricos e poluição atmosférica, junto de
minas e pedreiras; os desastres ambientais, como marés negras; os resíduos radioativos
e riscos de esgotamento de reservas.
• Também podem surgir
dificuldades económicas e desemprego nas áreas onde a produção de um dado
recurso ou a sua transformação industrial e utilização são economicamente importantes,
se esse recursos se esgota ou deixa de ser explorado.
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3. Compreender a
repartição das atividades económicas em setores |
1. As atividades
económicas repartem-se por três setores: primário (extração e produção de
recursos a partir da natureza); secundário (transformação dos recursos
naturais); terciário (transação de bens e prestação de serviços).
2. Nos três setores de
atividades ocupa-se a população ativa – conjunto de indivíduos, em idade
ativa (15‑64 anos) com uma profissão ou em condições de a desempenhar
(incluindo desempregados e serviço militar), sendo considerada população
inativa, o conjunto de indivíduos que não são economicamente ativos, como os
jovens e os reformados.
3. A distribuição da
população ativa por setores de atividade é diferente, consoante o nível de
desenvolvimento dos países. Assim, nos PED menos desenvolvidos, predomina o
setor primário; nos PED em industrialização, cresce o setor secundário e
terciário, diminuindo o primário, e nos PD, o setor primário deu lugar ao secundário,
durante o século XIX e princípio do século XX, tendo o terciário crescido
durante a segunda metade do século XX, tornando-se no setor dominante e com
tendência crescente.
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Blog de Geografia, que serve de apoio à aulas, relembrando conteúdos, técnicas geográficas e apresentado curiosidades da Terra.
domingo, 21 de maio de 2017
Objetivos e resumo teste 8ºano
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