domingo, 21 de maio de 2017

Objetivos e resumo teste 8ºano

1.o Subdomínio – Os recursos naturais
Objetivos gerais
Síntese
1. Compreender a
desigual distribuição
dos recursos.
1. Existe uma grande diversidade de recursos naturais, renováveis e não renováveis, que são explorados e utilizados nas atividades económicas e na vida diária da população, como os alimentos, as matérias primas (de origem mineral, vegetal e animal), a água, os solos e as fontes de energia.
2. A distribuição mundial dos recursos naturais está associada à diversidade e riqueza geológica, às características climáticas, à diversidade de solos e à proximidade de áreas marítimas com maior ou menor abundância de pescado.
3. Os países com maior área e diversidade de recursos destacam-se na produção mundial, como é o caso da China, nos recursos minerais e alimentares, da Arábia Saudita, da Rússia e dos EUA, nos recursos energéticos e de outros países, como o Brasil, a Austrália e o Canadá, na produção de recursos minerais do subsolo.
2. Compreender as relações
entre a distribuição
e o consumo
dos diferentes tipos
de recursos.
1. O consumo de recursos naturais tem vindo a crescer muito, o que se deve ao crescimento demográfico, que aumenta as necessidades de consumo, à difusão da indústria e à urbanização, nos PED, sobretudo nas economias emergentes, como a China, a Índia e o Brasil, que consomem grandes quantidades de recursos naturais; e ainda devido ao aumento do comércio mundial que incentiva a exploração, com vista à exportação.
2. Os recursos minerais são um fator essencial de desenvolvimento que, para ser sustentável, deverá assen­tar numa exploração racional, com recursos à reutilização e reciclagem, e numa aplicação das receitas em benefício de toda população.
3. Os fluxos comerciais de recursos energéticos e outros recursos naturais evidenciam as desigualdades de consumo que, por sua vez, revelam os contrastes de desenvolvimento, à escala mundial:
• Na generalidade dos PD, há um elevado consumo de energia e outros recursos naturais, devido à importância da indústria, da utilização dos transportes e do setor terciário, assim como ao elevado nível de vida da população.
• Nas economias emergentes, o consumo de recursos naturais cresce rapidamente, devido ao cres­cimento industrial e do uso de transportes, assim como ao aumento do nível de vida de uma parte significativa da população.
• Na maioria dos PED, sobretudo africanos, verifica-se um baixo consumo de energia, devido à fraca industrialização e menor uso de transportes, menor desenvolvimento do terciário e nível de vida das famílias mais baixo.
4. Como principais impactes da exploração de recursos minerais, destacam-se:
• As alterações da paisagem natural e a redução da biodiversidade; a acumulação de escombreiras, contaminação de solos e recursos hídricos e poluição atmosférica, junto de minas e pedreiras; os desastres ambientais, como marés negras; os resíduos radioativos e riscos de esgotamento de reservas.
• Também podem surgir dificuldades económicas e desemprego nas áreas onde a produção de um dado recurso ou a sua transformação industrial e utilização são economicamente importantes, se esse recursos se esgota ou deixa de ser explorado.
3. Compreender a
repartição das atividades
económicas
em setores
1. As atividades económicas repartem-se por três setores: primário (extração e produção de recursos a partir da natureza); secundário (transformação dos recursos naturais); terciário (transação de bens e prestação de serviços).
2. Nos três setores de atividades ocupa-se a população ativa – conjunto de indivíduos, em idade ativa (15­‑64 anos) com uma profissão ou em condições de a desempenhar (incluindo desempregados e serviço militar), sendo considerada população inativa, o conjunto de indivíduos que não são economicamente ativos, como os jovens e os reformados.
3. A distribuição da população ativa por setores de atividade é diferente, consoante o nível de desen­volvimento dos países. Assim, nos PED menos desenvolvidos, predomina o setor primário; nos PED em industrialização, cresce o setor secundário e terciário, diminuindo o primário, e nos PD, o setor primário deu lugar ao secundário, durante o século XIX e princípio do século XX, tendo o terciário crescido durante a segunda metade do século XX, tornando-se no setor dominante e com tendência crescente.

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