quarta-feira, 17 de maio de 2017

Objetivos gerais
Síntese
3. Conhecer a influência da poluição atmosférica no efeito de estufa e na camada de ozono.
A poluição atmosférica, devido à emissão de gases como o dióxido de carbono, os óxidos de azoto, o metano e os clorofluorcarbonetos, desencadeia problemas, como o aumento do efeito de estufa e a rarefação da camada de ozono.
O aumento do efeito de estufa leva a um aquecimento global que, por sua vez, provoca mudanças climáticas, que começam já a notar-se, e que se refletem na modificação dos padrões de distribuição da precipitação e na ocorrência mais frequente de situações meteorológicas extremas. Um dos efeitos é do aquecimento global é o degelo dos glaciares, o que conduz à subida do nível médio das águas do mar, com implicações para a população e os ecossistemas das áreas costeiras.
A rarefação do ozono teve como efeito a formação do chamado buraco do ozono, sobre a Antártida.
Para travar o aumento do efeito de estufa será necessário reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, sobretudo do dióxido de carbono, com emissões mais elevadas.
Para resolver o problema do buraco do ozono, que permitia a maior penetração de radiação ultravioleta, realizou-se o Tratado de Montreal, que desencadeou o processo que levou à proibição, desde 2010, do uso de clorofluorcarbonetos.

Sem comentários:

Enviar um comentário